sábado, 2 de maio de 2015

Dirndl e Lederhosen: Traje típico usado no Frühlingsfest e no Oktoberfest!

Hoje vim trazer mais uma curiosidade cultural aqui da Alemanha, nas festas é comum você ver as pessoas vestidas com essa roupa típica, agora vou contar um pouco sobre esse costume. Essa roupa é tradicional da região da Baviera alemã e também da região da Austria (Alpes). Teve inspiração nas vestimentas dos camponeses  alpinos.
  • A roupa feminina é o Dirndl originado no Século XIX como uniforme das serva austríacas, porém no ano de 1870 começou a ser apreciado e usado pela burguesia até se tornar uma roupa de alta moda e ser incorporado na tradição. O traje é constituido pela Blusa (que pode ser de manga curta ou longa, e tem vários modelos desde de mais tradicionais e conservado a mais atraente com decote), Corpete (como todo corpete valoriza a cintura e deixa o corpo mais atraente), vestido ou saia (normal na altura do joelho com a tolerância de quatro dedos acima do joelho, e hoje em dia existem muitos modelos), Avental completa o traj(e a sua amaração do laço também tem o seu significado, se o laço tiver na direita significa comprometida, na esquerta solteira e no meio viúva.

Fonte
Acessórios: Tiara florida, chapéu, bolsa e lenço são de uso opcional, quando utilizados devem ser em modelos típicos germânicos. E as meias fica na altura mais ou menos do joelho , pode ser usado polainas e hoje em dia se usa muito meia calça. E os Sapatos nomalmente é fechado, pode ser sapato boneca, sapatilha, botina...
  • A Roupa masculina é a Ledenhosen também originada das roupas dos camponeses alpinos, no Século XV eram também usado como roupa de trabalhadores baviera alemã, Áustria e Suíca. Por isso a calça de couro que é mais prática no uso em campo e fácil de limpar. O trage é constituido pelo chapéu estilo Alpino que é opcional, a Blusa (tradicional Branca ou Xadrez), a Bermuda (ou calça (lange ledenhosen) que é de couro e tem esse suspensório incorporado (Hosenträger)), as meias são as típicas de lã que cobrem toda a batata da perna e para completar o traje é o sapato tradicional que é Haferschuhe ou Bundschuh, porém hoje em dia também usa o sapato social, botina, sapatênis, bota... 


Muito legal né, então quando vocês tiverem aqui já sabem comose vestir de forma tipica, que é muito legal para ir nessas festas!
Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário