sábado, 21 de março de 2015

É hora da Limpeza Kehrwoche #MorandonaAlemanha


Sabe essa plaquinha?! Pois ela significa arregasse a manga e limpa! kkkkkk Vou explicar a vocês. Se você vinher morar aqui pelo sul da Alemanha isso é típico. Ou seja, que se você mora em um apartamento, cada apartamento tem a responsabilidade de fazer em um mês duas vezes a limpeza do prédio uma pequena e uma grande.
No Brasil temos empresas terceirizadas que prestam servico ao prédio e está incluso no condominio, porém, aqui servico de limpeza, pintura de casa, montagem de móveis... é muito caro. Entao esta é uma forma comunitária de manter limpo o prédio, além de que quando todos tem essa obrigacao tem conciência de manter o ambiente limpo.
  • Kehrwoche: a palavra deriva do verbo Kehren que significa "varrer" e Woche é semana, ou seja, semana da limpeza.
  • Kleine Kehrwoche: você só limpa o seu andar, enquanto outra pessoa está responsável está fazendo o Große Kehrwoche.
  •  Große Kehrwoche: é a limpeza pesada onde tem que limpar a entrada do prédio (pegando o lixo se tiver), a parte do keller e lavanderia (se tiver) e escada. E uma parte muito importante é que no inverno tem que ter a atencao em colocar sal e limpar a neve e gelo, pois se alguém cair e se machucar a responsabilidade é de quem está responsável por esta limpeza, também tem que arcar com o tratamento da pessoa.
http://polpix.sueddeutsche.com/bild/1.1730540.1374751448/860x860/wohnung-mieter-mietvertrag-vermieter-schneeraeumen-kehrwoche.jpg
Fonte
As regras depende muito de condominio para condominio, mais no geral é isso.

É muito chato ter que acordar no sábado cedo e faxinar o prédio mais eu acho uma forma muito justa, pois todos trabalham e ajuda muito na conciência de manter limpo o ambiente onde você vive.

Gostaram de saber as diferencas culturais?
Desculpa o erro de acentuacao, pois meu teclado nao está em português :(

Beijo e um maravilhoso final de semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário