quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Receitas para a Ceia de Natal na Alemanha



Oi meu povo, o Natal chegou!
 E a única coisa que temos certeza nessa época é ganhar peso se deliciando com as comidas dessa época. Como vocês sabem estou na Alemanha e resolvi mostrar algumas diferencas nas comidas e tbm umas receitinhas que consegui pesquisando para vocês!
  • No Brasil o Peru é o principal prato da ceia e aqui é o Ganso (Ganz)
Ingredientes: 1 ganso de aproximadamente 4 quilos com seus miúdos, sal e pimenta, 440 gramas de castanhas cozidas e descascadas, 3 maçãs vermelhas grandes, 1 pão francês, 1 colher de chá de manjericão seco (no Brasil pode-se usar folhas de manjericão fresco), 1 colher de chá de artemísia (se não achar, use estragão), meio litro de caldo de galinha, 2 colheres de manteiga, 1 colher de açúcar, 250 ml de vinho tinto, 3 colheres de creme (ou leite) e maizena para engrossar o molho.
Preparo: Lavar e secar o ganso, inclusive por dentro, retirar toda gordura solta no seu interior. Esfregar sal e pimenta por dentro e por fora. Preparar primeiramente o recheio. Descascar as cebolas, cortá-las em pedacinhos e refogá-las no óleo. Acrescentar os miúdos cortados, uma maçã descascada e picada em pedacinhos, as castanhas e o pão francês esmigalhado (pode ser substituído por 6 colheres de farinha de rosca). Temperar com sal, pimenta, manjericão e estragão. Os miúdos não precisam estar totalmente cozidos. Rechear o ganso e fechá-lo com agulha e linha ou pequenos espetinhos de metal.
Assar: Ele deve ser assado a 175ºC em uma forma refratária, entre 4 e 5 horas. Molhá-lo a cada 15 minutos com o próprio caldo. Se o caldo acabar logo, continuar regando com salmoura. Algumas receitas recomendam temperaturas mais fortes durante meia hora (240 graus), e que se diminua o fogo depois para 140 graus. Isso garante um ganso mais macio. Para dourá-lo pode-se elevar o fogo no final. Nos últimos dez minutos, acrescentar as maçãs partidas ao meio (com casca) e com um pouco de açúcar. Para fazer o molho, tirar o excesso de gordura do caldo.
Molho: Retirado o ganso, o molho pode ser preparado na própria forma, acrescentando-se água e o vinho. Dissolver a maizena no leite para engrossar, temperar com sal e pimenta. O ganso é servido com repolho roxo e kartoffelklösse, uma espécie de bola de massa de batata, cozida em água. Batatas cozidas são outra alternativa.

  • Biscoitinhos de Natal é muito comum tem de canela, com amêdoas e de manteiga (o mais gostoso) vou mostrar algumas receitas para quem quiser fazer pode fazer no Brasil e provar.
    • Estrela de Canela (Zimtsterne)
    Ingredientes
    4 claras
    250 gramas de açúcar de confeiteiro
    400 gramas de avelãs ou amêndoas moídas
    2 colheres de chá de canela em pó
    Açúcar cristal
    Bater as claras em neve bem firme e juntar o açúcar de confeiteiro. Retirar quatro colheres de sopa da mistura e reservar. Ao restante, acrescentar as nozes e a canela, sovando bem.
    Fazer uma base de açúcar cristal em uma superfície lisa e abra a massa com um rolo (1/2 cm). Moldar as estrelas e deixá-las secar sobre papel manteiga por cerca de duas horas. Cobrir com a mistura reservada. Assar em forno pré-aquecido a 160ºC por cerca de 20 minutos.
    • Butterplätzchen (bolachinha de manteiga)
    Ingredientes: 540 gramas de farinha, 360 gramas de manteiga macia, 2 pacotinhos de açúcar de baunilha, casca ralada de um limão, 1 pitada de sal, 4 gemas e 180 gramas de açúcar de confeiteiro.
    Modo de preparo: Bater a manteiga com o açúcar de baunilha, a casca de limão, o sal e bater até ficar cremoso. Aos poucos, acrescentar as gemas e o açúcar de confeiteiro. Por último, juntar a farinha previamente peneirada. Não é necessário bater muito. Esta massa básica pode ser modificada para algum tipo especial de bolachinha, bastando acrescentar mais algum ingrediente, como coco ralado, por exemplo.
    A massa deve ser aberta com o rolo sobre uma superfície pulverizada com farinha. As bolachas cortadas com forminhas devem ser colocadas sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga. Assar em fogo brando (de 12 a 15 minutos).
    •  Plätzchen - Biscoito tipico para as criancas fazerem e decorarem.
    IngredientesMassa
    • 1 xícara de chá de açúcar
    • 300g de manteiga sem sal
    • 2 gemas
    • 1 colher de sopa de essência de baunilha
    • 1 pitada de sal
    • 1 xícara de chá de maizena
    • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
    Glacê
    • 70g de açúcar de confeiteiro
    • 1 colher de sopa de água
    • 1 colher de chá de baunilha
    • Confeitos coloridos
Modo de preparo : Misture todos os ingredientes da massa em uma tigela, com as maos misture todos os ingredientes até a massa etá lisa e uniforme nesse ponto você adiciona farinha até a massa soltar de suas maos, depois em uma supercifie farinhada você com um rolo de macarao estenda a massa com uma espessura mais ou menos de 0,5 cm e pode recortar a massa com forminhas e levar os biscoitos ao forno.O Glacê: misture todos os ingredientes e mexa até ficar homogêneo (uma papa mole pregajosa). Depois disso deixe os biscoitos esfriarem e pode decorar! 

  • Glühwein nao poderia faltar o famoso vinho quentes da feiras de natal!

1 litro de vinho tinto
De ½ litro a 1 litro de água
Açúcar a gosto
1 pau de canela
Cravos da índia inteiros
Casca de laranja ou de limão
Rum ou Vinho do Porto a gosto
Reunir todos os temperos em um saquinho de gaze ou pano, colocá-los para ferver na água com o vinho e o açúcar. Servir quente.
Gostaram? 
A fonte das receitas foram esses dois sites: dw e farofadechucrute
Um Feliz Natal a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário